Início » 2013 » Julho » 24 » A VELHA CLT PRECISA DE MUDANÇAS?
4:24 AM
A VELHA CLT PRECISA DE MUDANÇAS?
Em tempos de tecnologias fiscais mais ousadas, sob a égide do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) , em breve teremos uma novidade abrangendo a escrituração da folha de pagamento e o Livro Registro de Empregados, a e-Social.

No entanto, todo o esforço intelectual despendido na criação deste ambiente digital trabalhista e previdenciário mais seguro e eficiente ainda toma como base uma Consolidação das Leis do Trabalho nascida em 1943.

Os agentes políticos, burocratas e tecnocratas, principalmente governamentais, não se atentaram para o fato de estarmos diante de uma automação fabulosa, porém desvinculada da mais que desejável reforma trabalhista.

Quando a CLT entrou em vigor, não havia hipermercados, shoppings, a aviação engatinhava e o comércio funcionava até o anoitecer, por absoluta falta de iluminação pública e transportes. A indústria brasileira tinha outro ritmo e não competia com vietnamitas, chineses e coreanos, entre outros.

Para chegarmos a um nível de equilíbrio entre as relações de trabalho e o cenário digital de hoje, será preciso investir muito tempo e esforço. Mais que isto, agilidade para que investidores internacionais não desistam do Brasil. As tímidas e escassas atualizações legais nesta área têm sido insuficientes para acompanhar o mundo atual - pautado pela dinâmica globalização de recursos, demandas e oportunidades.

Com o inevitável choque entre a arcaica CLT e a moderna e-Social, desponta uma questão instigante: será que deveremos priorizar a fiscalização de uma coleção tão antiga de leis num ambiente digital, ou seria mais produtivo unir esforços para atualizar a legislação trabalhista com maior visão de resultados? Ora, será que trabalhadores com o 3º grau completo poderiam escolher entre o regramento da CLT ou de uma convenção coletiva de trabalho específica para o seu setor e, portanto, bastante aderente? Imaginar que uma pessoa não possa entrar em férias sem que tenha sido avisada 30 dias antes, é um retrocesso.

Só faria sentido se não tivéssemos celular, e-mail ou redes sociais. Contudo, como a e-Social passará a valer a partir de 1º de janeiro de 2014, pelo que se viu e ouviu até agora, tanta novidade tecnológica terá mesmo de conviver com o cumprimento de uma legislação contemporânea à longínqua e já quase inimaginável Era Vargas.

Fonte: DCI

Sobre o autor:



Mauro Negruni

Analista Sistemas
622 pontos
Data do cadastro: 02/06/2010

Diretor de serviços da Decision IT, Mauro Negruni tem mais de 20 anos de experiência em projetos fiscais de grandes empresas.

Mauro é Palestrante em eventos nacionais e considerado um dos maiores especialistas do país em SPED. É membro ativo do GT48, Grupo Nacional de trabalho que, juntamente com a Receita Federal, discute os aspectos legais e operacionais do SPED.

Além disso, Mauro ainda é colunista da revista digital Baguete e fundador do Blog do Mauro Negruni (http://mauronegruni.com.br), uma das maiores fontes de informação e opinião sobre TI Fiscal no país, onde este ainda cordena a produção de conteúdos da área SPED na Prática!
Visualizações: 366 | Adicionado por : TINHO | Tags: http://www.contabeis.com.br/artigos | Ranking: 0.0/0
Total de comentários: 0
Nome *:
Email *:
Código *:
Formulário de Login
Calendário
«  Julho 2013  »
STQQSSD
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031
Estatísticas